quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Você sabia? Nerds e geeks não são iguais!


Geeks

A palavra “geek” começou a ser usada na Europa a partir da segunda metade do século XIX. Segundo o dicionário Oxford, sua origem seria o termo inglês “geck” (bobo) ou a palavra alemã “gek” (louco, bobo). Assim, desde o início ela foi utilizada como sinônimo de bobo. Logo depois, passou a ser empregada para definir artistas de rua que executavam performances bizarras a fim de ganhar dinheiro — uma dessas atividades envolvia, por exemplo, arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes. Depois, foi associada à uma expressão genérica para pessoas estranhas.

Atualmente, os dicionários de língua inglesa costumam definir o geek como um entusiasta ou especialista em tecnologia, ou, de forma mais genérica, alguém que demonstra grande interesse em atividades ou assuntos específicos (como um "computer geek"). Além disso, é comum ressaltarem a falta de trato social de um geek — algo em que ele e o nerd se igualam.

Popularmente falando, os geeks têm grande inclinação para interesses como tecnologia, computador, jogos de videogame, gadgets, histórias em quadrinhos, cinema e outras vertentes da cultura pop. Apesar de sua origem curiosa, o termo atualmente é empregado de forma bastante positiva, especialmente após o boom tecnológico dos anos 90 e 2000.

Nerds

Apesar do termo ser mais recente dentro da língua inglesa, os nerds estão aí (socialmente falando) há muito mais tempo do que os geeks. A expressão começou a ser utilizada no final dos anos 1950 e acredita-se que tenha origem no termo inglês “nert” (louco). A partir da década seguinte, teve seu uso empregado quase sempre de forma pejorativa para descrever pessoas estudiosas e inteligentes, mas com pouca ou nenhuma desenvoltura para envolvimento social.

Marginalizados e alvos de preconceito e até mesmo violência, os nerds se fechavam em seus círculos de discussões sobre temas científicos, jogos de RPG, programação, entre outros assuntos. Seu visual também é bem estereotipado, sendo comumente composto por óculos grandes, camisa xadrez e suspensórios.

Os interesses típicos de um nerd seriam tecnologia, RPG, matemática, física, livros, química, enfim, temas mais ligados à ciência e aos estudos. Essas características peculiares e o preconceito acabaram por transformar a palavra nerd em sinônimo de estranho, deslocado e sem habilidades para relações sociais — especialmente com pessoas do sexo oposto.

Matéria completa em Canaltech.

Fonte: Canaltech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário